imagens website - contactos.png

 

Glossário de Transportes

 

[A]

 

ADR - Acordo Europeu para transporte de mercadorias perigosas por estrada.

 

AIR WAYBILL - Conhecimento de Carga elaborada pelo carregador, ou representante, onde são descritas as mercadorias e evidenciadas as condições do contrato entre Expedidor e Operador de Transporte Aéreo.

 

ALL INCLUSIVE OU ALL IN - Todos os custos numa única rubrica.

 

ASSIGNMENT -

1. A transferência para outro indivíduo de propriedade ou direitos legais próprios.

2. Especialmente a transferência de propriedade a ser mantida em concessão ou a ser utilizada em benefício de credores.

3. O documento pelo qual é transferido tal interesse ou direito.

 

[B]

 

BAY - Seção do navio em que são depositados os contentores.

 

BILL OF LADING (BL) – Conhecimento de embarque, documento legal assinado por ou em nome do capitão, agentes, proprietários do navio ou do armador. É um comprovantivo por escrito do contrato de transporte por mar e/ou por terra. Ou seja:

(1) Um recibo das mercadorias (sob custódia do proprietário/armador ou agente) e

(2) Um encargo para transportar e entregar as mercadorias em segurança ao local indicado/acordado, com exceção de perigos marítimos, contra (3) Entrega do documento onde ou nos casos em que as disposições contidas no documento estipulam entrega sob pedido de uma pessoa indicada, a pedido (em branco) ou ao portador

(4) Evidencia os termos do contrato de transporte.

 

BOOKING - 1. Ação de registrar disposições para o movimento/transporte de mercadorias por navio ou outro meio de transporte.

2. Expressar, antecipadamente, desejo de algo a fim de reservá-lo. Por exemplo: o transporte de mercadorias.

3. Também conhecido como solicitação de reserva.

BREAK BULK CARGO – Carga carregada a granel

 

[C]

 

CARGO DECLARATION AMENDMENT FEE - Taxa que cobre o reenvio de informações necessárias solicitadas pela Alfândega, que ocorre devido à solicitação de correção feita pelo cliente ao armador posteriormente ao envio da documentação à autoridade alfandegária local. Países importadores nos quais a taxa é aplicada: - União Europeia - Noruega - Suíça - Estados Unidos - Canadá - Porto Rico - México

 

CARTA DE CRÉDITO - Documento de crédito negociável pelo qual se outorga crédito a uma pessoa física ou jurídica, cujo pagamento, aceite ou negociação ocorrerá desde que as condições desse documento sejam cumpridas pelo beneficiário (do crédito).

 

CASS – Sistema de cobrança de fretes e despesas da IATA

 

CAD (CASH AGAINST DOCUMENTS) - Os documentos só serão entregues ou transferidos ao comprador/consignatário mediante pagamento. (Pagamento contra documento).

 

CIA (CASH IN ADVANCE) - O pagamento é efetuado antes de remeter-se a mercadoria. (Pagamento antecipado).

 

COD (CASH ON DELIVERY) - Pagamento na entrega.

 

COD (CHANGE OF DESTINATION) ou DIVERSION CHARGE – Taxa pela mudança de destino original para um novo local após a carga embarcar.

 

COLLECT SHIPMENT - Frete (transporte) a pagar (no destino).

 

COLLECT CHARGES - Despesas a pagar (normalmente, no transporte internacional de mercadorias, quando o frete é feito “to be collect”, ou seja, a pagar no destino).

 

CONGESTION SURCHARGE - Sobretaxa por congestionamento, cobrada nos portos onde frequentemente se verifica demora para atracar.

 

CONSIGNEE - Consignatário, importador.

 

CONTAINER CLEANING FEE - Esta tarifa cobre os custos adicionais de limpeza extra ou especial e é aplicável nos casos em que o contentor não atenda aos critérios de limpeza normalizados (no interior e exterior) quando devolvido vazio pelo cliente.

 

CONTENTOR OPEN TOP – Contentor com cobertura amovível que permite o carregamento pela parte superior.

 

CONTENTOR REEFER – Contentor de Temperatura controlável e ajustável ao tipo de mercadoria a transportar.

 

CERTIFICADO DE ORIGEM - Documento que comprova a origem da mercadoria para fins de obtenção de tratamento preferencial. Para cada Acordo existe um Certificado de origem específico isto é existem leis, regulamentos, regras e/ou determinações administrativas de aplicação geral usadas especificamente pelos países na determinação dos critérios de origem das mercadorias.

CLEAN ON BOARD – Carga colocada a bordo sem avarias nem defeitos, quer na carga quer na embalagem. 

 

CUSTOMS BROKER/ CUSTOMS CLEARENCE AGENT – Despachante

 

[D]

 

DELIVERY(1) A transferência física e legal de um embarque do consignatário para o armador e do armador/agente de carga para o consignatário. (2) O ato de disponibilizar propriedade para a posse legal de outro, seja envolvendo a transferência efetiva de controlo físico do objeto de um para o outro ou ser afetado de maneira construtiva de várias outras maneiras.

 

DELIVERY ORDER - Um pedido do consignatário, armador ou proprietário do frete para um operador de terminal, um armador ou um armazém para entregar o valor do frete a outra parte. Nas importações, também pode ser conhecido como liberação no cais. Um documento que não é um conhecimento de embarque (B/L, bill of lading), mas contém um encargo que :(1) é concedido sob ou para fins de contrato para o transporte marítimo de mercadorias às quais o documento em questão se relaciona, ou de mercadorias que incluem estes componentes; e (2) é um encargo assumido pelo armador para uma pessoa identificada no documento para que tais mercadorias sejam entregues à pessoa nomeada no mesmo. Ordens de entrega detêm a capacidade para transferir direitos contratuais por meio de endossos, mas não são, necessariamente, documentos de titularidade no sentido de poder transferir posse construtiva.

 

DC – Distribution Centre DGR – Regras para o transporte de mercadorias perigosas por Avião (IATA).

 

DEMURRAGE FEE (IMPORT) - Indeminização pela sobre-estadia do contentor em posse do importador a ser pago ao armador. Geralmente é cobrada por cada unidade um valor diário.

 

DETENTION FEE (EXPORT) - Indeminização pela sobre-estadia do contentor em posse do exportador a ser pago ao armador. Geralmente é cobrada por cada unidade um valor diário.

 

DOOR TO DOOR - Serviço de transporte desde a porta do expedidor até à porta do consignatário; entrega (da mercadoria) porta a porta.

 

DRY CARGO - Carga que não necessita do controlo de temperatura.

 

DEPÓSITO DE CAUÇÃO DE EQUIPAMENTO - Taxa de deposito de contentor para garantir a devolução do(s) mesmo(s) em boa condição. Após a devolução do contentor e feitas as verificações e inspecções necessárias para assegurar as boas condições do equipamento, é feito o reembolso total do depósito.

 

DECK - Convés do navio.

 

DIVERSION CHARGE ou COD –Taxa pela mudança de destino original para um novo local após a carga embarcar.

 

DOCK RECEIPT - Recibo fornecido por um embarque recebido ou entregue num cais ou doca. Concluída a entrega de um embarque do exterior, o armador recebe o recibo da doca e é trocado pelo conhecimento de embarque.

 

DRY DOCK - Doca seca, normalmente utilizado para enviar embarcações para reparo.

 

DUNNAGE - Material utilizado em torno das cargas para prevenir danos ou deslocamentos, normalmente fornecido pelo armador.

 

DUTY DRAWBACK – (1) Pagamento devolvido por carga reexportada ou material de feira comercial. (2) Um reembolso alfandegário por carga reexportada.

 

[E]

 

ENDOSSO - Transferência de propriedade de um título mediante declaração escrita, geralmente feita no verso do próprio título.

 

EIR - Recibo de Intercâmbio de Equipamento. Um documento utilizado para receber ou entregar um contentor/chassi cheio ou vazio em qualquer terminal ou pátio/armazém de contentores.

 

EAN 8 - Códigos de barra EAN são utilizados quando a origem do país precisa ser conhecida. São utilizados 8 dígitos no EAN 8, dos quais os dois primeiros caracteres são utilizados para definir o país de origem; os cinco caracteres subsequentes são dados, seguidos pela soma de verificação. Há suporte tanto para suplementares de dois como de cinco dígitos.

 

ETA (Expected Time to Arrival) - Data estimada de chegada ao porto de destino

 

ETD (Expected Time of Departure) - Data estimada de partida do porto de origem.

 

[F]

 

FEEDER - Meio de transporte utilizado para conduzir cargas da embarcação principal (mãe) para o destino final ou do primeiro porto de recebimento para a embarcação principal.

 

FLOATING CRANES - Guindastes para serviços pesados que são capazes de movimentar cargas excepcionalmente pesadas, nos casos em que não é possível utilizar pontes rolantes convencionais.

 

FOR-HIRE CARRIERS - Pessoas ou empresas envolvidas no transporte de mercadorias ou passageiros mediante remuneração. Classificadas em duas categorias gerais: operadoras de transportes motorizados fretados especializadas e gerais.

 

FREIGHT FORWARDER – Transitário. 

 

FIO (Free In and Out) – O armador (fretador) fica livre das despesas e carga e descarga, mas as restantes despesas são da sua responsabilidade.

 

FO (Free Out) – O consignatário paga as despesas e carregamento, ficando as demais por conta do armador.

FREIGHT COLLECT - Frete pagável na chegada.

 

FREIGHT PAYABLE AT DESTINATION - Frete pago no final da viagem ou quando o objeto (mercadoria) é entregue ao destinatário / consignatário.

FREIGHT PREPAID - Frete pré-pago

 

[H]

 

HARMONIZED SYSTEM (HS - SISTEMA HARMONIZADO) - Sistema de classificação mundial de mercadorias, para ser utilizado pelos fabricantes, transportadores, exportador, importadores, alfândegas, de maneira a permitir uma classificação uniformizada das mercadorias no mercado internacional. A nomenclatura é composta de seis códigos digitais comuns às mercadorias para todos os países. Além dos seis dígitos, os países estão livres para introduzirem outros algarismos, para efeito de distinções tarifárias ou fins estatísticos.

 

HAZARDOUS MATERIALS (MATERIAL PERIGOSO) - Aviso colocado em embalagem que contém produto que ofereça risco a saúde e segurança, que deve ser transportador, armazenado e manipulado com cuidados especiais.

 

[I]

 

IMO – International Maritime Organization (Organização Marítima Internacional) órgão encarregado da segurança e eficiência da navegação marítima.

 

[L]

 

L/C – Letter of Credit - Carta de Crédito.

 

[M]

MULTIMODAL TRANSPORT (TRANSPORTE MULTIMODAL) - Transporte que envolve pelo menos duas modalidades diferentes (rodoviário-maritimo, aéro-rodoviário, ferroviário-maritimo, etc)

 

[N]

 

NOTIFY PARTY – Pessoa, Companhia, Banco, Agente que deva ser notificado da chegada da carga.

 

[O]

 

OUT OF GAUGE – Carga cujas dimensões excedem as de um contentor.

 

[P]

 

PHYTOSANITARY INPECTION CERTIFICATE (Certificado de Inspeção Sanitária) - Certificado emitido pelas autoridades sanitárias do Ministério da Agricultura para regulamentação sanitária nos países exportadores; indica que o embarque foi inspecionado e encontra-se em boas condições, sem risco de doenças ou outras infecções ou parasitas.

 

[O]

 

OUT OF GAUGE – Carga cujas dimensões excedem as de um contentor

 

[S]

 

SHIPPER – Pessoa, Companhia ou Agente que entrega a carga a transportar.

 

[T]

 

TEU – Designação equivalente a contentor de 20’ (Exemplo: 2 TEUS = 1 contentor de 40’ (FEU))

 

THC (Terminal Handling Charge ) - Taxa de manuseamento no terminal.